Por vezes fazemos alguns treinamentos onde 2 ou mais pessoas atacam simultaneamente. Tais treinamentos são muito interessantes por mostrar-nos uma perspectiva diferente da prática usual.
Quando 2 ou mais pessoas nos atacam, especialmente quando o ataque é simultâneo, é virtualmente impossível que a intenção seja a mesma de todas as partes. Isto é algo que é muito interessante de se perceber. Não só porque acontece no tatame, mas na nossa vida no dia a dia.
O Aikidô nos diz que o nosso ponto um é o centro do universo. E em especial o Ki Aikidô foca bastante na unificação de mente e corpo. Quando nos deparamos com uma situação com a descrita acima, perceber as várias intenções e propostas é muito interessante, porém precisamos dar uma resposta ao que está sendo proposto.
Sendo o centro do universo e com mente e corpo unificado, o desafio é absorver as diversas intenções e levar ao equilíbrio, através do nosso ponto um, os diversos estímulos que estão sendo propostos. Quem nos dá terra como intenção, recebe céu como resposta. Aquele que nos fornece fogo herda água. Não é algo muito fácil de vivenciar, mas quando conseguimos, há uma sensação muito boa de conseguir mostrar aos nossos “ukes” o caminho da harmonia.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)