quinta-feira, 30 de outubro de 2008
sábado, 25 de outubro de 2008
Olá pessoal!
A aula com Russel Jones Sensei foi super legal! Ele trabalhou muito com a idéia de Ki-O kuri. Fizemos com nós mesmos, primeiro usando as próprias mãos, depois uns com os outros e finalmente em grupo (explicar isto por escrito é dificil, quem quiser ver pessoalmente terá que ir à minha aula na quarta à noite pois pretendo relembrar o que estudamos - momento jabá).
Depois partimos para as técnicas usando a mesma sensação de conexão bem sutil que haviamos trabalhado antes. Assim as projeções ficavam com um nível de consciência apurado e com a energia idem. Muito bacana!
A aula deste sábado no parque das Mangabeiras foi ótima!
Não vou falar mais nada, a foto já diz tudo (pena que a pilha acabou e só deu pra tirar uma foto). Todos gostaram muito e a idéia é fazer mais aulas ao ar livre, em praças e parques da cidade. Aguardem! (Nas próximas, prometo que levo pilhas novas).
Um abração!
Edival
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Treino com armas
Há algumas rasões para treinar com armas (jo, bokken e tanto) no Aikidô:
- Muitos movimentos são derivados das artes clássicas com armas.
- Treinamentos com armas são uma grande ajuda para aprender o correto Ma-ai.
- Várias técnicas avançadas de Aikidô envolvem defesas contra armas. Para a eficiência destas técnicas, é necessário estudar como atacar corretamente para efetuar a correta defesa.
- Há importantes principios de técnicas e movimentos de Aikidô que podem ser melhores demonstradas utilizando-se armas.
- Os treinos com katas de armas são uma forma de facilitar o entendimento geral dos princípios de movimentos de Aikidô.
- Treinos com armas podem adicionar elementos de intensidade na prática do Aikidô, especialmente na prática de defesa contra armas.
- Os treinos com armas proporcionam uma oportunidade para desenvolver sensibilidade e resposta aos movimentos e ações dos outros dentro de um formato geralmente bem estruturado.
Também facilita liberar a mente de comportamentos competitivos, facilitando o foco no apredizado.
- Finalmente, é uma excelente forma de aprender os princípios das linhas de ataque e defesa. Todas as técnicas de Aikidô começam com o Nague saindo da linha de ataque e
criando uma nova linha para aplicar uma técnica.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Seminário Kashiwaya Sensei
A Sociedade de Ki de Curitiba está organizando um seminário com Kashiwaya Sensei.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE KI
Rua 7 de Abril, 830
2 andar - Alto da XV
Curitiba - Paraná - Brasil
Tel: (41) 3263-1217 ou (41) 3263-2867 (com Dominique)
http://kiaikidocuritiba.blogspot.com/
http://kisociety-curitiba.blogspot.com/
oseminariodeki@yahoo.com.br
Dias 8 e 9 de novembro.
1 dia R$90,00
2 dias R$150,00
No site indicado já está disponível a a ficha de inscrição.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Cair sete vezes e se levantar oito
No Aikido, Ô-Sensei Morihei Ueshiba dizia " caímos sete vezes e nos levantamos oito". Por ser basicamente um budô sem Kumite (competição), treina-se metade do treino como Tori (ou Nage, aquele que aplica o golpe, que se defende) e metade como Uke (aquele que recebe o golpe, que faz o ataque).
Por isso é essencial o eterno desenvolvimento não só das técnicas de Nague, mas também das técnicas de Uke, que incluem as técnicas de rolamento, ou quedas.Filosoficamente, o espírito de "cair sete vezes e se levantar oito" representa os momentos em que as quedas na vida são inevitáveis. Nesses momentos o Aikidoka deve saber como se comportar durante a queda inevitável, preservando seus pontos vitais e também como erguer-se posteriormente.Nas técnicas, representa o fato de que após as quedas o Uke não fica estendido ao chão, mas levanta-se utilizando a própria cinética da queda. Para tanto, o uke deve treinar intensamente essas quedas individualmente previamente para que quando for utilizá-las, as quedas sejam mais fluidas e mais eficazes. Daí porquê nos levantamos oito vezes.
Assinar:
Postagens (Atom)