terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Princípios do ki-aikido: O Ponto Um

O Sensei (mestre) Koichi Tohei pratica e ensina o aikido enfatizando a unificação de mente e corpo (shin shin toitsu do). Esta vertente do aikido ressalta o desenvolvimento do ki - energia universal que preenche e se propaga por todo o universo em partículas infinitamente pequenas e que é a energia vital de todos os seres.
A mente move o corpo e este é o reflexo material, palpável, da mente.
Tohei Sensei divulga regras ou princípios para a unificação de mente e corpo. A primeira delas é manter a concentração no Ponto Um. Este ponto está localizado na parte inferior do abdomen, três dedos abaixo do umbigo. É um ponto imaginário no corpo, com o menor tamanho possível, mas um ponto físico no qual devemos "ancorar" a mente, permitindo com isso que as ondas de pensamento se acalmem e interrompam o processo de divagação aleatória, no tempo e no espaço.
Esta ligação da mente com o Ponto Um, no corpo, faz com que todo o nosso ser passe a focar o momento presente, o AGORA: isso nos dá a calma para perceber o universo à nossa volta e nos deixa prontos para agir imediatamente, com calma e velocidade, completamente relaxados e sem necessidade de força muscular.
Quando consideramos o universo como um círculo infinito, com um raio infinito, podemos concluir que o centro do universo pode estar em qualquer ponto do mesmo. Ao colocarmos este centro em nosso Ponto Um nos tornamos, neste instante, o centro do universo. Quando o corpo se move a partir do Ponto Um, toda a energia do universo se move à sua volta, a partir do centro. Este movimento tem perfeita estabilidade e energia (ki) que cresce e se propaga infinitamente tornando-se, portanto, invencível.
"Unificar mente e corpo e ser uma coisa só com o universo, este é o propósito final do meu treinamento". Assim no ensina Koichi Tohei Sensei.

acp.

Nenhum comentário: