terça-feira, 24 de março de 2009

Aiki


Aiki não é um conceito exclusivo do Aikidô, apesar de estar tão presente a ponto de compor o seu nome. Outras artes marciais usam o mesmo princípio, dentre elas pode-se destacar o Judo e o Hapkidô.
O conceito é mais fácil de ser experimentado do que descrito. Envolve a união com o oponente, liderar o oponente através do movimentos e utilizar os princípios de Ki.
Apesar de ser descrito na forma de uma ação física, Aiki também é uma atitude mental e pode ser aplicado a várias situações do dia-a-dia.
Um exemplo que cito é o tratamento de um problema, qualquer que seja. Quando um problema nos chega, demanda uma resposta. Nem sempre a resposta é a solução definitiva. As respostas que damos a determindados problemas podem ser as mais variadas possíveis variando desde a total indiferença até a completa resolução.
Responder a um determinado problema utilizando os princípios de Aiki significa tomar consciência do problema como um todo (causas, intensidade, interações, consequências, etc), assumir que somos parte da resolução deste problema, cuidar de perto das ações e do andamento das ações para o tratamento do problema, mantendo a consciência e o foco até o momento que o problema deixar de existir.
Não é fácil, mas é gratificante tratar um problema ou uma situação qualquer utilizando-se dos princípios de Aiki.

Nenhum comentário: