O propósito do TAIGI é demonstrar a unificação de mente e corpo que aprendemos no Dojo e na vida diária.
Quando em uma competição de TAIGI, os juízes observam o estado de unificação de mente e corpo em cada movimento, não apenas na técnica, mas também no cumprimento, na forma de andar e até no Ma-ai (distância correta). Os pontos a serem observados são: Equilíbrio, Rítmo e Amplidão
Equilíbrio - Significa a postura com unificação de mente e corpo. Se você tenta projetar o parceiro com força, acaba ficando tenso e sem equilíbrio. O corpo balança para os lados e para cima e para baixo quando você se movimenta. Entretanto, se vocÊ acalma a mente no ponto um no abdomêm e se move a partir deste ponto, a postura se torna estável sem nenhum tipo de balanço, independente de quão forte ou rapidamente se move.
Rítmo - Significa "rítmo natural" como o nome sugere. Se você tenta projetar o parceiro forçosamente,o seu rítmo fica agitado, Pelo outro lado, se você não usa muita intensão, seu rítmo fica vagarose e sem nenhum Ki. Mover com unificação de mente e corpo sempre tem um rítmo natural.
Amplidão - Significa a completa extensão de Ki. Quando um mestre age, ele parece muito grande. Da mesma forma, quando os praticantes expandem o Ki, a sua performance parece muito ampla, grande. Se sua mente se apegar à idéia de tentar executar uma ótima performance, o Ki não se expande e a performance irá parecer pequena. Quando seu movimento parece relaxado e grande, sua técnica ira funcionar. Apenas observando a amplidão dos movimentos dos participantes de uma competição de TAIGI, já se é possível entender a unificação de mente e corpo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Legal, os taigis para mim traduzem a essência do nosso estilo.
Edival
Postar um comentário