segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Boas Festas e um ótimo 2011
Gostaria de compartilhar com todos a Newsletter deste mês da Aiki Extensions, a qual fizemos parte em setembro da International Aiki Peace Week:
http://www.aiki-extensions.org/pdfs/AEN33-web.pdf
Em breve retornaremos as atividades no dojo da Av. Bernardo Monteiro.
Muito Ki para 2011.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Como um rio
No curso de sumi-ê (pintura japonesa), ministrado pelo José Bueno em BH, o sensei lançou mão de uma bela metáfora para ilustrar o nosso percurso por esta existência. É a metáfora do rio. Podemos nos entender como um rio, com seus afluentes, serpenteando vale abaixo, incansável na busca do mar. Creio que a nossa prática no Aikidô também pode ser ilustrada assim. Influências, estilos, técnicas, tudo isso no final das contas deve se dissolver no oceano do Aiki. O que importa realmente é o sentimento com o qual praticamos o caminho da harmonia com o Ki universal, o sentimento de compaixão e equanimidade. Pode parecer piegas e talvez um tanto esotérico, mas quando percebemos que esta é a essência do Aikidô , nos unimos com o todo, e fluímos para um lugar onde não há espaço para a dualidade e seus frutos como a divergência, o pensamento egóico e a competição. E, nas palavras do Koichi Tohei Sensei , aparece em nós a sensação de amor e proteção por tudo e todos.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
AULA ESPECIAL
Olá pessoal,
Teremos uma aula especial na quinta-feira dia 7 de outubro ( de 19h30 às 21h) com o sensei Josè Roberto Bueno. Bueno Sensei faz um trabalho muito bacana em São Paulo e esteve recentemente na Europa participando da Semana Internacional do Aikidô pela Paz. Temos aí uma rara oportunidade de conhecer um Sensei de alto nível com uma visão muito interessante da arte de se unificar com o universo. Neste vídeo dá para ter uma ideia do que estou falando: http://www.youtube.com/watch?v=vV2nFgvliv0
Será cobrada uma taxa de R$20,00 para matriculados no dojô Fundação Amae e R$30,00 para demais participantes. Como será uma aula palestra, mesmo os ouvintes deverão colaborar.
Um abraço!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Aula comemorativa
Em caso de desencontro podem me ligar no 9967-8647.
Atá lá!
Edival
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Variações
Uma projeção pode ser feita de várias formas. É muito interessante observar vários senseis diferentes executando uma determinada técnica. Podemos aprender sempre algo novo do que já julgávamos ser conhecido.
Mesmo de outras artes marciais também podemos aprender "dicas".
Numa perspectiva mais ampla, o que fazemos na nossa vida pode ser sempre ser feito de uma forma diferente. Devemos ter isto em mente e experimentar novas formas.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Aula especial
Esperamos, como sempre, sermos presenteados com sua grande sabedoria.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Ataques múltiplos
Quando 2 ou mais pessoas nos atacam, especialmente quando o ataque é simultâneo, é virtualmente impossível que a intenção seja a mesma de todas as partes. Isto é algo que é muito interessante de se perceber. Não só porque acontece no tatame, mas na nossa vida no dia a dia.
O Aikidô nos diz que o nosso ponto um é o centro do universo. E em especial o Ki Aikidô foca bastante na unificação de mente e corpo. Quando nos deparamos com uma situação com a descrita acima, perceber as várias intenções e propostas é muito interessante, porém precisamos dar uma resposta ao que está sendo proposto.
Sendo o centro do universo e com mente e corpo unificado, o desafio é absorver as diversas intenções e levar ao equilíbrio, através do nosso ponto um, os diversos estímulos que estão sendo propostos. Quem nos dá terra como intenção, recebe céu como resposta. Aquele que nos fornece fogo herda água. Não é algo muito fácil de vivenciar, mas quando conseguimos, há uma sensação muito boa de conseguir mostrar aos nossos “ukes” o caminho da harmonia.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Koan
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Oficina de Ki
domingo, 11 de abril de 2010
Aulas Especiais.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Matéria interessante com o Bueno Sensei
Vejam que ótimo este vídeo com o José Bueno Sensei, de São Paulo. Me identifico muito com a maneira dele entender o Aikidô. Bueno já esteve em BH e espero trazê-lo para um seminário em breve.
Edival
segunda-feira, 29 de março de 2010
Kenjutsu - A Arte da Espada Japonesa
segunda-feira, 22 de março de 2010
Sempre aprender
segunda-feira, 8 de março de 2010
AIKIDÔ E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA
Abaixo parte de um texto escrito por Lawrence Novick, Ph.D. - tradução da prof. Bete Romanzini.
Na minha opinião, o sucesso no Aikido é alcançado integrando-se os diferentes aspectos da consciência humana, do físico até o espiritual. Frequentemente no treino, a realidade de aspectos mais sutis do Aikido, como Ki, compaixão, espiritualidade, etc, são negligenciados pela prática física apenas. Isto é limitante porque a expressão completa da arte do Fundador vem da realização dos princípios espirituais e filosóficos sutis por trás e além da manifestação física.
Claramente, essa era a intenção dele. Ele disse:
“Aiki não é uma técnica para vencer e derrubar o inimigo. É o caminho para reconciliar e tornar os seres humanos uma família.”
Isso implica um nível muito maior de filosofia do que simplesmente prática marcial. Aikido é designado como arte marcial, então é importante entender e integrar o nível das habilidades, porque o verdadeiro significado e beleza da prática somente começa aí.
Aikido oferece coisas diferentes para pessoas diferentes. Uma coisa que a prática do Aikido fornece é um espaço para constante feedback como o quanto somos capazes ou não de funcionar experimentando a consciência do Aiki, ou, estar em harmonia com Ki/energia. Mas Ki e Aiki podem significar coisas diferentes em diferentes níveis de sutileza, percepção e desenvolvimento pessoal e espiritual.
Em termos de prática física, se alguém precisa de muitas referências físicas, ou seja, puxar, empurrar, forçar, resistir, etc, pode-se assumir que essa pessoa está “fora da harmonia” com ambos, consigo e com o colega, e portanto não-integrados em termos de Aiki. Porque Aiki começa no interior e então se dirige para o exterior, incluindo o colega. Se, por exemplo, durante a realização de uma técnica o uke sente desconforto, então alguma coisa na experiência do nage está agindo contra a manifestação da harmonia, e isso aparece na prática – na experiência de ambos.
Em outros níveis de experiência, além do físico, o sentimento de desacordo ou de harmonia que inicia dentro de si mesmo, pode ser usado para entender a evolução espiritual no Aikido. Nós podemos usar a perspectiva esotérica da existência de diferentes níveis de energia no interior da experiência humana como um modelo para compreender o desenvolvimento mais profundo da consciência filosófica e espiritual no Aikido.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Longevidade
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Banho de bica adiado para dia 27
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Volta às aulas com banho de bica
Retomamos as aulas nos horários habituais (terças, quartas e quintas às 19h30 e aos sábados 8h – para crianças sábados às 10h) excetos as aulas de quartas e sextas às 6h que voltarão logo após o carnaval. Espero que este ano seja pleno de realizações e que possamos juntos desenvolver o nosso Ki através desta arte que tanto amamos.
No dia 20 de fevereiro (primeiro sábado logo após o carnaval) vamos fazer uma aula ao ar livre no parque das Mangabeiras. Faremos uma aula com crianças e adultos juntos e garanto que será muito divertido. Nos encontraremos no dojô às 8h e seguiremos para a entrada da av. Bandeirantes (próximo ao Minas 2). Levem roupa de banho e toalha, pois após o treino a idéia é tomar um banho de bica. Para quem quiser podemos também nos encontrar na portaria do parque por volta das 8h30. Chamem os familiares e os amigos. Caso esteja chovendo adiaremos este evento para o sábado seguinte (dia 27).
Vamos expandir o Ki e começar o ano com muita energia.