segunda-feira, 8 de março de 2010

AIKIDÔ E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA

Abaixo parte de um texto escrito por Lawrence Novick, Ph.D. - tradução da prof. Bete Romanzini.


Na minha opinião, o sucesso no Aikido é alcançado integrando-se os diferentes aspectos da consciência humana, do físico até o espiritual. Frequentemente no treino, a realidade de aspectos mais sutis do Aikido, como Ki, compaixão, espiritualidade, etc, são negligenciados pela prática física apenas. Isto é limitante porque a expressão completa da arte do Fundador vem da realização dos princípios espirituais e filosóficos sutis por trás e além da manifestação física.

Claramente, essa era a intenção dele. Ele disse:

“Aiki não é uma técnica para vencer e derrubar o inimigo. É o caminho para reconciliar e tornar os seres humanos uma família.”


Isso implica um nível muito maior de filosofia do que simplesmente prática marcial. Aikido é designado como arte marcial, então é importante entender e integrar o nível das habilidades, porque o verdadeiro significado e beleza da prática somente começa aí.

Aikido oferece coisas diferentes para pessoas diferentes. Uma coisa que a prática do Aikido fornece é um espaço para constante feedback como o quanto somos capazes ou não de funcionar experimentando a consciência do Aiki, ou, estar em harmonia com Ki/energia. Mas Ki e Aiki podem significar coisas diferentes em diferentes níveis de sutileza, percepção e desenvolvimento pessoal e espiritual.

Em termos de prática física, se alguém precisa de muitas referências físicas, ou seja, puxar, empurrar, forçar, resistir, etc, pode-se assumir que essa pessoa está “fora da harmonia” com ambos, consigo e com o colega, e portanto não-integrados em termos de Aiki. Porque Aiki começa no interior e então se dirige para o exterior, incluindo o colega. Se, por exemplo, durante a realização de uma técnica o uke sente desconforto, então alguma coisa na experiência do nage está agindo contra a manifestação da harmonia, e isso aparece na prática – na experiência de ambos.

Em outros níveis de experiência, além do físico, o sentimento de desacordo ou de harmonia que inicia dentro de si mesmo, pode ser usado para entender a evolução espiritual no Aikido. Nós podemos usar a perspectiva esotérica da existência de diferentes níveis de energia no interior da experiência humana como um modelo para compreender o desenvolvimento mais profundo da consciência filosófica e espiritual no Aikido.

Nenhum comentário: